quarta-feira, 8 de abril de 2009

Eu compro, logo sei que existo

CAMPBELL, Colin.Eu compro, logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno. In Barbosa, Lívia & Campbell, Colin (org). Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
Por que para alguns o consumo está no centro de suas vidas?
Por que consumimos?




Para Campbell é muito mais que status ou uma questão de sobrevivência, é algo ligado ao “ser e saber”.

Consumo moderno possui dois aspectos cruciais:

1) Querer e desejar está no cerne do consumismo moderno – a demanda do consumidor sustenta a economia das sociedades.
2) Desenfreado e irrestrito individualismo, diferente do consumo tradicional do passado que tinha foco nas famílias, vilas e pequenos grupos sociais

- A ligação entre os dois aspectos é que simples fato de que o consumismo moderno está mais preocupado em saciar vontades do que em satisfazer desejos.

Consumismo moderno é:

— Individualista;
— Representação da emoção ( na forma de desejos);
— Firmemente enraizado no “eu” (self);
— Não é racional nem calculista;
— Longe de natureza pública.

Essas características contribuem de forma significativa para a maior parte das demais características do consumismo moderno, tais como a moda, a proliferação de produtos postos à venda e a consequente possibilidade de escolha

Ex: tem-se produtos para todos os gostos

Não significa que a identidade deriva de um produto ou serviço consumido, nem que as pessoas são aquilo que consomem.

A identidade está nas relações com os produtos e não nos produtos em si

É monitorando nossas relações a eles, observando o que gostamos e do que não gostamos, que começaremos a descobrir quem “realmente somos”

Comprar

“Fazer compras (…) é uma das maneiras de procurar por nós mesmos e por nosso lugar no mundo. Apesar de acontecer num dos lugares mais públicos, fazer compras é essencialmente um experiência íntima e pessoal. Comprar é provar, tocar, testar, considerar e pôr pra for a nossa personalidade através de diversas possibilidades, enquanto decidimos o que precisamos e desejamos. (…) O ato de comprar é um ato de auto-expressão, que nos permite descobrir quem somos” April Benson

Compro, logo existo

Sugere que a atividade de comprar não é só um meio pelo qual as pessoas descobrem quem elas são, como fornece a elas a comprovação básica de sua existência

O ideal é: Compro para descobrir quem sou